Sobrevoo

Presidente Jair Bolsonaro anuncia ida a Petrópolis

Ainda de Moscou, chefe do Executivo declarou solidariedade

Temporal destruiu cidade deixando mais de uma centena de mortos.
Temporal destruiu cidade deixando mais de uma centena de mortos. |  Foto: Karina Cruz
 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que vai sobrevoar a cidade de Petrópolis durante esta sexta-feira (18), após sua volta da Rússia. Além disso, ainda nesta quinta-feira (17), o Governo Federal autorizou o emprego das Forças Armadas na região e informou que vai disponibilizar crédito especial para a população da cidade afetada pelo forte temporal. 

Bolsonaro viajou para a Rússia na última segunda-feira (14) para encontrar Vladimir Putin e retorna ao Brasil nesta sexta-feira (18). Ainda de Moscou, o presidente declarou solidariedade e auxílio as vítimas da tragédia. 

Em Petrópolis, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, realizou um sobrevoo nas áreas mais afetadas e participou de reuniões com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o prefeito Rubens Bomtempo.

Além disso, a equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) reuniu-se com representantes dos órgãos federais que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para articular ações humanitárias, de segurança e saúde.

Crédito Especial

A Caixa disponibilizou Saque Calamidade do FGTS para os residentes das áreas afetadas em Petrópolis, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. O saque pode ser solicitado até 2 de maio, sendo necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS.

Para solicitar o Saque Calamidade é preciso:

- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;

- Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

- Encaminhar foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 - Selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa, inclusive Caixa Tem, ou outro banco, e enviar a solicitação;

- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

< Operação investiga desvios de verbas na UFF, em Niterói MP denuncia Silas Malafaia por preconceito contra Thammy Miranda <